Processo Orçamentário do Município de Guaraciaba PDF Imprimir E-mail

PROCESSO ORÇAMENTARIO DO MUNICIPIO GUARACIABA

Instrumento de planejamento : LDO – PPA – LOA.

PPA – Plano Plurianual de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.

LDO -  Lei Diretrizes Orçamentarias, conjunto de instruções e regras para à concretização de um plano de ação governamental, constituído de metas prioritárias.  Instrumento de planejamento, onde entre outros objetivos, destacam-se aqueles voltados para a elaboração, execução e acompanhamento do orçamento municipal para o exercício subsequente.

LOA – Lei Orçamentaria Anual -  Elaborada pelo Poder Executivo que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano.

Neste mês inicia o período de sugestões para elaboração da Lei Diretrizes Orçamentarias, para o exercício de 2018, é muito importante a sua participação.

As consultas servem para que a prefeitura possa saber as reais demandas da população junto ao poder público, se é:

1) A Modernização da Gestão Pública;

2) Reestruturação da Saúde Municipal;

3) Desenvolvimento Social, Econômico;

4) Ampliação da Infraestrutura;

5) Desenvolvimento da Educação Básica;

6) Esporte, Cultura e Lazer para todos;

7) Atuação ostensiva na Segurança Pública;

8) Desenvolvimento do Comércio Local e da Agricultura;

9) Fortalecimento das Ações para o homem do campo.

As sugestões servirão de subsídio para o documento final da LDO, que será remetido à Câmara Municipal para apreciação e votação.

Deixe aqui a sua sugestão através da Central de Atendimento, pelos telefones (31) 3893-5130, 3893-5181, 3893-5301, 3893-5607