Crianças e adolescentes de Guaraciaba/MG aprendem sobre Patrimônio Cultural como na Grécia Antiga! PDF Imprimir E-mail

Nos dias 14 e 24 de Outubro de 2014 as crianças da Escola Municipal Padre Dimas e os adolescentes da Escola Estadual José Mateus de Vasconcelos tiveram aula sobre Patrimônio Cultural tal como Aristóteles lecionava na Grécia Antiga.

As palestras e as aulas, lecionadas pelo Diretor Municipal de Cultura e Turismo de Guaraciaba, Sr. Eduardo Camêlo, fazem parte do projeto Educar/2014, do IEPHA-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), que consiste em abordar o tema Educação Patrimonial. Na oportunidade os alunos puderam aprender o significado de patrimônio cultural. Porque conhecer e cuidar?

Na primeira parte do projeto e ainda dentro das escolas foram apresentados “slides” de “power poit” sobre o assunto e com vários exemplos retirados do dia a dia dos alunos. Na oportunidade foi feito uma votação para que fosse determinado qual patrimônio cultural da cidade eles gostariam de conhecer, sendo eleito o Conjunto Paisagístico “Pedreira do Apaga Fogo”.

Segundo o Diretor Municipal de Cultura e Turismo de Guaraciaba/MG “o projeto é importantíssimo para a formação cultural do sujeito além de ter um papel multiplicador do conhecimento. Trabalhar com as crianças de hoje significa incutir em suas cabeças a importância do patrimônio e garantir a preservação do bem cultural para as gerações futuras”, disse o Sr. Eduardo Camêlo.

Na segunda parte do projeto ocorreu a visita ao Bem Cultural “Pedreira do Apaga Fogo” (conjunto paisagístico tombado e consequentemente protegido pela Lei Municipal nº 974/97) e seguindo a mesma linha de raciocínio que era utilizado por Aristóteles, os alunos passearam pelas ruas da cidade conhecendo alguns de seus patrimônios. Discutiram sobre a importância da preservação e conservação dos monumentos. Segundo o Sr. Eduardo Camêlo “além de aprender sobre o tema abordado os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a História da Cidade onde vivem. Grande parte dos alunos não tinha ideia da importância do município para a construção da História de Minas Gerais”, relata.

Ao chegar aos “pés” do conjunto paisagístico Eduardo fez uma analogia entre a “Pedreira” e outros conjuntos paisagísticos conhecidos mundialmente e citou o Corcovado, no Rio de Janeiro/RJ como um Patrimônio da Humanidade.

Para finalizar Eduardo relata que as visitas foram proveitosas, que com certeza os alunos puderam compreender a lição dada e que serão multiplicadores e protetores do legado existente em Guaraciaba/MG.

Confira aqui as fotos.